Estimativa de alta de até 12% nas vendas de consórcio em 2020!

Notícia

A ABAC divulgou os dados do setor de consórcios em 2019. O ano foi histórico, marcado por recordes em pelo menos quatro indicadores: cotas vendidas, faturamento, tíquete médio anual e participantes ativos. Para 2020, a instituição prevê que as vendas de consórcio devem crescer até 12%, mas podem superar a casa dos 20% em alguns segmentos.

Estudos realizados pela assessoria econômica da ABAC mostram que o setor está otimista e a previsão é de continuidade no crescimento. Considerando todos os segmentos que compõem o Sistema de Consórcios, a estimativa é que as vendas de novas cotas cresçam entre 7% e 12%.

O cenário vislumbrado pela ABAC considera uma recuperação dos empregos e o incremento de novos empreendedores. A redução das taxas de juros, inflação abaixo da meta, reformas como a tributária e a administrativa, além da já aprovada reforma da previdência, indicam um bom quadro para o mercado consumidor.

“Ao observar pouca possibilidade de rendimentos, o brasileiro opta por consumir. Já aqueles que gerem suas finanças pessoais com planejamento, veem no consórcio uma oportunidade para concretizar seus objetivos de forma simples, econômica e consciente, sem se deixar levar pela impulsividade”, pondera o presidente executivo da ABAC, Paulo Roberto Rossi.

Estimativas da ABAC por segmento

A alta de 10,4% nas adesões, alcançada em 2019, sinaliza a probabilidade de aceleração de todos os segmentos do consórcio. No consórcio de veículos automotores em geral, a estimativa é de crescimento entre 7% e 15% nas vendas de cotas. Se confirmados, esses resultados terão bastante impacto no desempenho geral do Sistema de Consórcios, já que respondem por mais de 80% de todos os participantes ativos.

A expectativa da ABAC acompanha as projeções da ANFAVEA e da FENABRAVE. Essas instituições preveem incremento de 9% a 10% na produção e comercialização de veículos. “Não é fácil fazer projeções, especialmente quando vivenciamos constantes influências internas e externas. Acreditamos em avanços entre 7% e 10%, para veículos leves, em até 20% para veículos pesados, incluindo máquinas e implementos agrícolas, e de 4% a 7% para motocicletas”, avalia o presidente executivo da ABAC.

Já os segmentos de Serviços e Eletroeletrônicos, devem seguir o mesmo ritmo de forte avanço, registrado em 2019. A estimativa é de altas acima de 20%. Por fim, no consórcio de imóveis, a estimativa é que acompanhe a evolução do setor imobiliário no País. Estudo da FGV indicou uma demanda por 14,5 milhões de moradias em todo o Brasil, entre 2015 e 2025.

“Essa necessidade e o aquecimento já observado, fazem com que o consórcio seja uma alternativa para muitos. Inclusive, contribuindo para minimizar o déficit habitacional. A previsão é de crescer entre 10 e 14% no total de adesões”, finaliza Rossi.

Segmento do Consórcio Estimativa (%)

Veículos Leves – 7% a 10%

Veículos Pesados – até 20%

Motocicletas – 4% a 7%

Imóveis – 10% a 14%

Serviços – mais de 20%

Eletroeletrônicos – mais de 20%

 

Fonte: Abac

Inicie a simulação e comprove as vantagens.

1
Planos Imobiliários

Planos Imobiliários

O Consórcio de Imóveis vem se consolidando com planos exclusivos em até 200x
2
Planos de Serviços

Planos de Serviços

Vantagens Exclusicas no Consórcio de Serviços
3
Planos para Veículos e Máquinas

Planos para Veículos e Máquinas

Consórcio de veículos, planos para carros, crédito para veículos, planos para veículo
4
Planos de Veículos Pesados

Planos de Veículos Pesados

Créditos para Veículos Leves e Pesados.

Vantagens do consórcio

Sem juros compensatórios

Consórcio é um autofinanciamento, ou seja, a compra de bens ou serviços pelos consorciados contemplados é feita com recursos dos próprios integrantes do grupo, que contribuem mensalmente com uma parcela, sendo assim o consórcio não tem juros.  

Sorteio e lances

O  participante do consórcio pode ser contemplado de duas formas diferentes: o sorteio e para quem não quiser ficar esperando pela sorte, pode tentar antecipar a contemplação pela oferta de lance.

Segurança

Se você está receoso em investir em uma carta de crédito por conta de alguma adversidade no futuro, confira as opções de seguro. Um dos seguros mais contratados é o prestamista, que realiza o pagamento total ou parcial das mensalidades restantes.

Você compra tudo aquilo que desejar!

Imóveis

Planos Imobiliários Sem Juros

Automóveis

Planos para veículos com parcelas flexíveis

Motos

Consórcio para Motos com parcelas flexíveis.

Investimento

Precisa investir e planejar o crescimento do seu negócio?